Manhã de atividades

Extensão aproxima alunos da UFSM de escolas públicas

Extensão aproxima alunos da UFSM de escolas públicas

Foto: Gabriel Escobar (Divulgação)

O novo currículo para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve início neste ano e trouxe uma nova disciplina: Planejamento de Ensino e Extensão está prevista para os alunos do 5° semestre e, de acordo com a estrutura curricular, tem como programa a construção de aulas guiadas pelos parâmetros curriculares descritos nos documentos oficiais. As ações organizadas pela turma têm o objetivo de dar aos alunos do curso a experiência de planejar e avaliar práticas extensionistas.

– Os alunos têm a vivência de ter esse contato com outros alunos, de perceber que eles, que a gente, tem que sair dos muros da universidade e ter essa interação com os alunos da Educação Básica – relata Inés Prieto Schmidt Sauerwein, responsável pela disciplina.

Atividades extensionistas já eram desenvolvidas por professores do curso de Licenciatura em Física antes dessa disciplina ser implementada. O que muda agora é que há uma carga horária destinada para atividades de extensão dentro de algumas disciplinas regulamentadas pela nova proposta pedagógica curricular desta licenciatura.

Primeira turma

A primeira atividade da disciplina foi realizada no dia 11 de maio, no Planetário. Participaram 23 alunos da 3ª série do Ensino Médio do Instituto Estadual Padre Caetano. Com eles, vieram os professores Guilherme Santos, de Filosofia, Paola Jardim, de Física, e Thanara Christo, de Biologia.

O Departamento de Física do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) disponibilizou transporte de ida e volta até a universidade e também recursos para a compra de materiais para a oficina, em que os alunos construíram lunetas. As lentes foram cedidas pelo Planetário. A manhã de atividades foi dividida em duas partes. Na primeira, os estudantes tiveram uma sessão no Planetário. Após, eles foram divididos em grupos e, no entorno do Planetário, construíram suas lunetas, com o auxílio dos quatros alunos da turma de Física. Nesse momento, cada um pôde experimentar como era observar o céu através de um telescópio profissional.

O Instituto Estadual Padre Caetano tem turmas de Ensino Fundamental e Médio e fica no Bairro Patronato. Para a professora da escola Paola Jardim, a prática é muito importante, pois além de adquirirem conhecimento, os alunos interagem com o que aprendem.

– Na escola, a gente está com problema de conseguir um espaço para fazer esses experimentos, então a gente acaba fazendo pequenas demonstrações, coisas que tu não consegues ir muito além com poucos recursos – comenta Paola.

Outras ações

O novo currículo para o curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve início neste ano e trouxe uma nova disciplina: Planejamento de Ensino e Extensão. Nessa disciplina, os alunos, além de planejarem atividades de ensino, elaboram um planejamento de extensão. Desta forma, trazem para dentro da instituição estudantes de escolas públicas do município.

Após essa primeira atividade dentro da nova proposta pedagógica curricular, outras ações serão realizadas com diferentes escolas de ensino Fundamental e Médio.

*Com informações da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Termina nesta sexta o prazo para solicitar a isenção da taxa do vestibular da UFSM Anterior

Termina nesta sexta o prazo para solicitar a isenção da taxa do vestibular da UFSM

UFSM sobe de posição em ranking que avalia as melhores universidades do mundo Próximo

UFSM sobe de posição em ranking que avalia as melhores universidades do mundo

Educação